22/06/2011

APRESENTAÇÃO


O Coronel de Dragões João José Palmeiro e sua esposa Maria Josefa da Fontoura constituem o tronco de uma família tradicional e numerosa do Rio Grande do Sul, que nos séculos XIX e XX vai aliar-se a numerosas outras famílias tradicionais gaúchas e mesmo de outros Estados. Tem o sangue Palmeiro integrantes das famílias Sarmento Leite, Couto e Silva, Escobar,Bevilacqua, Ávila, Santos Lara (que pela ascendência pelos Robalo e outros velhos troncos paulistas, vai dar aos Palmeiros o sangue de bandeirantes, de João Ramalho e do cacique Tibiriçá, de famílias importantes da nobreza portuguesa e inclusive sangue real), Fontoura, Mena Barreto, Borges Fortes, Simões Lopes,Vargas,Abott, Salgado, etc.   Militares, políticos, homens públicos, fazendeiros, diplomatas, professores, médicos, etc, tem o sobrenome Palmeiro ou tem o sangue Palmeiro por linha feminina. Há algumas décadas atrás falava-se, de forma um pouco simplificada, de dois ramos da família: os Palmeiro de Itaqui (constituídos pela descendência de Amâncio Machado Palmeiro, grande fazendeiro naquele município e municípios vizinhos) e os Palmeiro da Praça da Matriz (são os Palmeiro da Fontoura, com um  belo palacete justamente localizado na Praça da Matriz, em Porto Alegre).  Podia-se acrescentar também os Palmeiro de Santiago, estabelecidos naquela cidade, os Palmeiro Pereira da Cunha, os Palmeiro de Azevedo, etc. Hoje, os descendentes do Cel. João José Palmeiro estão de fato espalhados pelo Rio Grande do Sul e por todo o Brasil, e mesmo no exterior.


Este blog quer recensear toda a descendência de João José Palmeiro, tanto em linha masculina como feminina. Nossa fonte básica é a obra, já antiga, de João Pinto da Fonseca Guimarães e Jorge Godofredo Felizardo, Genealogia Rio-Grandense, volume I: Carneiro da Fontoura, Livraria do Globo, Porto Alegre 1937.  Vamos procurar atualizá-la, corrigi-la, completá-la. Uma fonte importante de dados genealógicos hoje em dia é a Internet, havendo  numerosos blogs e sites especializados, que foram muito úteis para nós.A internet fornece também muitos dados biográficos. Queremos publicar, na medida do possível, de cada pessoa citada as datas e locais de nascimento, falecimento, casamento, e mesmo alguns traços biográficos pelo menos dos personagens mais significativos.Daí chamarmos este blog de "histórico e genealógico". Estamos também interessados em informações genealógicas das famílias aliadas aos Palmeiro. Enfim, este blog deseja muito publicar fotografias antigas (mas também mais recentes, desde que significativas), tanto das pessoas, como de fazendas e outras residências.


Conta, para isso tudo, com o auxílio precioso, indispensável, dos descendentes do coronel João José. Ele não quer ser, não pode ser, obra de uma só pessoa, mas de toda a família, de todos os descendentes do coronel João José Palmeiro.


Do Cel. João José Palmeiro não temos, é obvio nenhuma fotografia. Também infelizmente não temos nenhum quadro que o represente. Descobrimos, porém, recentemente, alguns valiosos documentos manuscritos sobre sua pessoa. Alguns estão no Arquivo Histórico Ultramarino, em Lisboa (localizamos os microfilmes e CD-ROM no Arquivo Histórico do Rio Grande do Sul); outros no Arquivo Histórico do Exército, no Rio de Janeiro. Iremos proximamente publicar todos estes documentos neste  blog. Reproduzimos desde já acima dois textos particularmente significativos.
Um (do Arquivo Histórico Ultramarino) é o ato do então Príncipe Regente, depois Dom João VI, de 18 de junho de 1801, transferindo João José Palmeiro da Marinha para o Exército:
“Hei por bem fazer Mercê ao Segundo Tenente da Minha Armada Real, João Joze Palmeiro, de o nomear Capitão do Regimento de Dragões da Capitania do Rio Grande de São Pedro. O Conselho Ultramarino o tenha assim entendido, e lhe mande passar os Despachos necessários. Palácio de Queluz, em dezoito de junho de mil oitocentos e hum.
                                                                                      Príncipe”
O outro documento (do Arquivo Histórico do Exército) é a própria assinatura do Cel. João José Palmeiro num outro momento importante de sua vida: trata-se do requerimento em que requer ao Imperador Dom Pedro I a reforma, depois de 35 anos de serviço militar. Ele será reformado por decreto lavrado a 18 de outubro de 1829 (irá morrer a 2 de março do ano seguinte).


Cada Capítulo de nosso trabalho é dedicado a um dos nove filhos de João José Palmeiro que deixaram descendência. Dentro dos Capítulos adotamos os seguintes sinais gráficos:
I. – Significa um neto de João José Palmeiro.
§ -  Significa um bisneto
1. – Significa um trineto
1) – Significa um tetraneto
(1) – Significa um quinto neto
A. – Significa um sexto neto
a. – Significa um sétimo neto
______________________________________________________

SIMBOLOS E ABREVIATURAS

*  nascimento
+ morte
X casamento
# união de fato (sem casamento religioso nem civil)
c. seguido de um ano: cerca de tal ano
GRG: “Genealogia Riograndense”, vol. I –Título Carneiro da Fontoura, de João Pinto da Fonseca Guimarães e Jorge Godofredo Felizardo, Livraria do Globo, Porto Alegre 1937
SL: “Genealogia Paulistana”, de Luiz Gonzaga da Silva Leme, São Paulo, Duprat e Cia., 1905, 9 vols.
______________________________________________________

0 comentários:

About This Blog

  © Blogger template 'Isfahan' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP