CONVERSANDO COM OS LEITORES

Este blog foi iniciado nos primeiros meses do ano de 2011. Quero agradecer aqui a todos os que já colaboraram e estão colaborando com ele. Devo mencionar de forma especial o amigo Dionatan da Silveira Cunha, que, com seu conhecimento na área da informática, foi quem auxiliou a editar o blog e continua como seu precioso conselheiro. É necessário agradecer também à amiga Flor Martha Schwab Ferreira, que além de me incentivar nesta iniciativa, iniciou o processo de construção do blog. 
 
Tem que ser mencionados também muitos parentes que me tem enviado informações preciosas e por vezes também fotografias. Alguns - em Porto Alegre, no Rio de Janeiro e em S. Paulo - entrevistei pessoalmente. Pela quantidade de informações fornecidas, merecem ser citados Fernando Rocha Palmeiro, Deuclides Palmeiro Gudolle, Eduardo Aranha Pinto Dias, Sérgio Tostes de Escobar, Fernando Ribeiro de Escobar, César Tácito Lopes Costa, Omphale Kós Antunes Maciel, Antonio Manoel Gomes Palmeiro, Luiz Juarez Nogueira de Azevedo, Enio Corrêa Palmeiro da Fontoura, Antonio Corrêa Palmeiro da Fontoura, Newton Herculano, Paulo Corrêa dos Santos. E ainda: Isis Pinto Dias Lima, Miguel Megid Neto, Modesto Palmeiro, Daniela Neves Palmeiro, Maria Luisa Palmeiro, Teodora Maria de Figueiredo Nogueira, Viviane Tarcia de Ávila, Ana Helena Nunes Dias, Carlos F. Camilotti Monteiro, Afonso Palmeiro de Escobar Santos, João Sousa Cavalcanti, Luiza Maria Cavalcanti Eichenberg, Marilia Gudolle C. Göttens, Domingos Lino, Clarissa Baptista Palmeiro da Fontoura, Claudia Palmeiro da Fontoura Azeredo, Isabelle Brandão Kruel, Alexandre Grassi, Mauro Ney Palmeiro, Valéria Floriano Machado. 
 
Tenho que dizer que este trabalho está alcançando bastante sucesso. O blog registra até o dia 5 de setembro de 2012, 12.425 visualizações, a maior delas naturalmente do Brasil (10.294), havendo, porém, igualmente acessos de outros países: Estados Unidos (660), França (370), Portugal (217), Rússia (217), Alemanha (202), Uruguai (50), Reino Unido (49), Colômbia (30), Holanda (27), Japão (2), Itália (1), Sérvia (1) Panamá (1). 

Entre os e-mails enviados, quero destacar o de Neolange Culau Brandão, de 29 de dezembro de 2011, que a seguir transcrevo:
 

“REVERENDÍSSIMO IRMÃO DOM JOSÉ PALMEIRO MENDES 

Talvez as batidas de meu coração, de felicidade, quebre o silêncio de seu mosteiro. 

Pelas bênçãos de Deus tive a felicidade de casar (1982) com José Antonio Brandão. Filho de Jeny- filha adotiva do Dr. João Raymundo da Silva Netto (JOÃO RAYMUNDO MENNA BARRETO PRATES - filho do Dr. Tito Prates - São Gabriel) e Iracema Lopes da Silva - tia de Érico Veríssimo. 

Moro na casa, hoje tombada, construída, em 1925. No terreno n.03 da Rua General Osório, 702 em Cruz Alta. Construída pelo Dr. João Raymundo da Silva Netto e seu sogro Aníbal Lopes. Também zelo a Fazenda do Retiro, em Boa Vista do Cadeado. Pertencia ao Dr. João Raymundo da Silva(+ 1922) - solteiro que doou a seu afilhado. 

Jeny legou a minha pessoa e meu esposo todos os livros, histórias, fotos que ainda permanecem cuidadosamente guardados. 

Tentei junto a Universidade de Cruz Alta de transformar em museu particular a casa e seus pertences, não há interesse por ser particular... De 1999 até o ano passado recebia estudantes das Universidades de Porto Alegre, Santo Angelo. Com as fortes chuvas recolhi o material e guarneci-os em lugar apropriado, para que nem a temperatura ambiente bem como o manuseio INDEVIDO dos mesmos viessem a danificá-los. 

Um sonho desde que minha amada sogra Jeny (falecida em 1988), legou tamanha fortuna cultural e histórica, era de encontrar pessoas com interesse de continuar informando a sociedade da luta da família Menna Barreto em defender as terras brasileiras dos países do Prata.

Confesso-lhe que foi meu presente de 2011 este contato com Vossa Revm. Passando o final de ano escaniarei documentos e lhe enviarei por e-mail. Se assim o desejares. 

Sem mais, na certeza de que continuaremos este contato grandioso de emoção, felicidade e cultura desejando-lhe 

UM ÓTIMO 2012 

Neolange Culau Brandão

Quem esquece das gerações que os embalaram caminha para a decadência.”

 
O blog Sangue Palmeiro já atingiu vasta proporção, eis que a descendência do cel. João José Palmeiro é numerosíssima. Até a presente data o texto do blog digitado no Word tem cerca de 520 páginas. E deve crescer ainda mais. 

Para que os leitores se dêem conta de novas informações que vão sendo acrescentadas, vamos, a partir de agora, registrar aqui, com o título NOVIDADES, neste “Conversando com o Leitor”, tudo o que se coloca de novo no blog. 

NOVIDADES – 8 de setembro de 2012 

Falecimento de Ione Ribeiro Escobar, viúva de José Pedro Palmeiro de Escobar.

Novos dados acerca das descendências de Cleonice Silva de Escobar e de Marina Palmeiro de Escobar. São todos acréscimos no Capítulo II, Parte IV.


About This Blog

  © Blogger template 'Isfahan' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP